1. Adesão voluntária e livre

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas ou de gênero.

O QUE É O COOPERATIVISMO?

          Números do Cooperativismo no Mundo

  • VALORES HUMANOS

 

  Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de   ideias. Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde   quando todo mundo ganha, é buscar benefícios   próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em  valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

O cooperativismo tem um jeito único de trabalhar.

Os conceitos que dão identidade ao cooperativismo são:

  • COOPERAÇÃO   

   O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo. Todos constroem e ganham juntos.

  • TRANSFORMAÇÃO

    Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. É espalhar sonhos e mostrar que é possível alcançá-los sem deixar ninguém para trás.

  • EQUILÍBRIO   

   Ser cooperativista é acreditar que é possível colocar do    mesmo lado o que à primeira vista parece ser oposto: o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.

Fonte: https://www.ocb.org.br/o-que-e-cooperativismo

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. Conheça um pouco mais sobre o cooperativismo, seus valores e seu impacto.

 

"As cooperativas são sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados."
 

 
Botão WhatsApp - Canal TI