• Coopsev - Saúde é Vida

Fevereiro Laranja & Roxo

Atualizado: Mar 15




Um mês curto mas de causas importantes!


O mês de fevereiro é marcado por duas causas importantíssimas. O fevereiro roxo e laranja têm significados especiais, trazendo consigo a missão de informar e esclarecer sobre doenças que todos os anos acometem um número notável da população: Leucemia, que é representada pela cor laranja, e Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa.


- LEUCEMIA: Um câncer que pode atingir pessoas em qualquer idade, geralmente de origem desconhecida, ele ataca os tecidos que formam o sangue, incluindo a medula óssea. Um outro fato importante é que existe mais de 12 variáveis da doença sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).


- FIBROMIALGIA: Doença reumática que tem por característica principal dores musculares crônicas generalizadas, dentre outros sintomas como fadiga, cansaço, alterações de humor, sono, dores de cabeça, ansiedade ou depressão podendo evoluir para incapacidade física. A cada 10 pacientes de fibromialgia entre 7 e 9 são mulheres.


- LÚPUS: Distúrbio que provoca inflamações e lesões na pele ou órgãos internos, causadas pela produção de anticorpos em excesso. Uma doença que acomete principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com risco mais elevado de início de LES durante a idade fértil. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando cerca de 70% dos pacientes com lúpus.


- MAL OU DOENÇA DE ALZHEIMER: Uma doença neurodegenerativa normalmente manifestada em pessoas com mais de 65 anos, podendo causar inabilidade em conversar e interagir com os demais uma doença de evolução progressiva e lenta. E de acordo com o Ministério da Saúde é a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos.


O Fevereiro Roxo visa abordar sobre mais qualidade de vida aos pacientes acometidos pelas doenças de referidas (Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer) que se tratadas em estágios iniciais, podem ter seus sintomas controlados.


Já o Fevereiro Laranja serve como um alerta e incentivo para a doação de sangue ou medula óssea. Seja também um doador de sangue ou medula óssea e ajude quem mais precisa!



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo