• Coopsev - Saúde é Vida

Março azul-marinho: mês de prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal

Atualizado: Mar 15



Assim como em outros meses, em março também temos uma campanha que merece uma atenção especial. O Março azul - marinho visa abordar sobre a conscientização e prevenção do câncer colorretal, doença que atinge por sua maioria pessoas após os 50 anos de idade.


Os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso e têm origem em pólipos, pequenas elevações. Essas elevações crescem lentamente na parede do cólon ou do reto, o que permite que sejam identificadas e retiradas. O tratamento das pessoas com tumores em estágios iniciais é menos agressivo e consiste na retirada do pólipo e das lesões, através de colonoscopia ou pequenas cirurgias com ressecções locais, antes de se tornarem tumores malignos. Já em casos mais avançados recomenda-se sessões de quimioterapia e complementares.


Nos estágios iniciais normalmente não há presença de sinais e sintomas, devido a isso é sempre recomendado procurar seu médico para manter os exames em dia. Em outros estágios pode haver sintomas como:


- diarreia ou constipação;

- sangramento ao evacuar;

- anemia sem causa aparente;

- desconforto abdominal, com gases e/ou cólicas;

- sensação de intestino vazio;

- vontade frequente de evacuar, mesmo com intestino vazio.

O surgimento da doença está atrelado a má alimentação a partir de dietas ricas em carnes vermelhas, processadas, gorduras, tendo como outros agravantes o sedentarismo, obesidade, tabagismo, e alcoolismo. Devido a isso sua prevenção parte para um estilo de vida mais saudável, alimentação balanceada rica em frutas, verduras e vegetais, prática de atividades físicas que auxiliam no controle do peso, principalmente entre os homens, que têm maior propensão para desenvolver esse tipo de câncer.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo